UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Portfólio aula 03 - Elementos de dialogicidade de Paulo Freire
Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados Divisão de Planejamento e Ensino
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão
Portfólio aula 03 - Elementos de dialogicidade de Paulo Freire
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Alexsandra Bezerra da Rocha
Data: 28/11/2012
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos
Cursista: Alexsandra Bezerra da Rocha
Data: 28/11/2012
Qual a sua análise dos cinco pressupostos de Paulo
Freire ?
Tentando relacionar os cinco pilares trabalhados por Paulo Freire com
EAd é possível nesta pouca experiência
destacar que o contato com os alunos no ambiente virtual também exige um
repensar sobre a nossa prática docente e o quanto precisamos estar atentos as
necessidades dos alunos. Interessante o amor esta em primeiro plano para Paulo
Freire, este realmente é o alicerce da nossa profissão, sem amar o que fazermos
é improvável, colher frutos significativos. A humilde tem que ser uma virtude
do tutor principalmente com relação à escrita sendo necessário se policiar nos
feedbacks. A fé e a esperança andam juntas e na Ead é preciso acreditar que vai
dar certo, e que as dificuldades serão superadas com a ajuda do tutor e dos
alunos. Devem ser sempre buscadas. O pensar crítico é imprescindível para
expressar os pensamentos, a construção do saber através da dialogicidade
buscando do aluno o desenvolvimento do seu potencial humanístico e profissional
junto à sociedade.
Quais os vínculos dos pressupostos com as suas
realidade em EaD ?
Os vínculos e os pressupostos de Paulo Freire estão
relacionados às mudanças, as transformações. Entender todas as condições
envolvidas no processo, independente do tempo e do espaço. E considerar as
dificuldades dos alunos, auxilia-los, acompanha-los no que for preciso. Fazendo
o exercício de examinar e reexaminar sua prática, buscando qualificar e requalificar.
Compreender que cada aluno tem um tempo e capacidade de aprender diferenciada,
tentar discutir sobre a aplicação das ideias humanitárias difundidas pelo prof.
Paulo Freire.
Como posso dialogar se alieno a ignorância, ou seja,
se vejo a ignorância sempre no outro e nunca em mim?
O dialogo é muito
difícil com os que não assumem as responsabilidades, em EAd a responsabilidade
é tanto do tutor quanto do aluno, e a questão da autonomia é imprescindível,
fazer o aluno reconhecer o que pode ser feito pelo tutor, mostrar que é uma via
de mão dupla, despertar o interesse a curiosidade. E mostrar que precisa ter
responsabilidade com o que faz e principalmente com o que escreve, a maneira
como o ensino é transmitido pode anular a capacidade de reflexão do aluno, na
EAd as questões devem ser clara e objetiva, já que temos grande dificuldade
para fazer com que o alunos leiam o material solicitado.
Como dialogar, ou como aplicar o diálogo defendido
por Paulo Freire, e com qualidade num ambiente virtual?
Relacionando diferentes temáticas a
representações sociais, a pesquisa-ensino, a ação-reflexão, ação-transformação.
Buscar metodologias interativas que alcancem estes alunos, que se tenha
realmente certeza do que esta sendo feito, proposto. O diálogo pode ser mais
fácil quando se tem o conhecimento sobre o que esta sendo discutido, quando tem
relação com a nossa prática e formação profissional, e deixar claro que em EAd
o tempo e o planejamento andam juntos, caso não cumpra dificilmente terá êxito,
ou pelo menos será satisfatório.
Você já aplica os pressupostos de Paulo Freire em
sua prática pedagógica com seus alunos em EaD ?
Sempre tento, mas ainda depende da turma, às vezes
conseguimos aplicar todos, as vezes perdemos a paciência e as vezes fazemos
tudo mas não conseguimos alcançar todos.
A mediação simbólica, o papel do educador, a produção e a aplicação
deste conhecimento, parte do princípio que teoria e exercício do magistério
podem ser definidos e interpretados em função dos condicionantes e dos recursos
que determinam a ação cotidiana, as ideologias, as crenças, os valores,
interesses e a relação concreta entre tutores (mediadores) e alunos.
Durante a leitura desta aula você lembrou algum
exemplo que envolvesse um dos elementos da dialogicidade ? Qual?
Sim. Lembrei-me da disciplina de ensino superior cursada no departamento
de educação da UFC, ministrada pela profa. Dra. Carmensita e Bernate, li vários
textos e fiz um exercício de relatar a experiência de uma oficina sobre GPS
realizada com pescadores das comunidades pesqueiras do Ceará. Segue o link
deste exemplo:
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/geografia/article/view/7336. Revista de Geografia
Ensino & Pesquisa, vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012.
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