O curso Formação de tutores teve inicio no mês de setembro. Este curso faz parte da Formação Continuada de Tutores 2012.2. Que tem funcionado ativamente no ambiente SOLAR: http://solarpresencial.virtual.ufc.br/. é um ambiente de aprendizagem desenvolvido pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará.
A criação deste blog faz parte de uma das atividades do curso.
Aqui destacaremos todas as atividades trabalhadas no curso e que estão no ambiente SOLAR, apenas algumas destas tarefas serão discutidas e postadas neste ambiente.
O curso foi dividido em: 4 fóruns, 2 chats e dois portfólio.
As atividades de Fórum são:
Fórum 01 da Aula 01:Assunto: A música do compositor Nando Reis mostrada na aula pode ser refletida sobre algum acontecimento da nossa vida pessoal ou profissional. Como podemos relacionar a letra com a Educação a distância, nossa prática como professores?
"Me acorda
E concorda
Que agora é hora
Fora com essa vida pior
A vida assim é melhor"
E concorda
Que agora é hora
Fora com essa vida pior
A vida assim é melhor"
Fórum de dúvidas, acompanhamento e rendimentos
Assunto: Espaço para dúvidas, acompanhamento e rendimentos.
Fórum 01 da Aula 02 - Situação 01: Comunicação com os alunos
Suponha que você recebe uma mensagem de uma aluna que teve um 5,0 (cinco) como nota:
“Desculpe não ter enviado um email antes, mas, para ser sincera, não sei se irei continuar neste curso. Achei a primeira parte interessante, mas a nota que obtive no meu primeiro trabalho desencorajou-me, e não sei se conseguirei recuperar ou fazer melhor na próxima vez.”
Qual seria a sua resposta?
Discuta neste fórum outras situações que a comunicação é importante para apoiar a aprendizagem em cursos on line.
Fórum: "Lazer.com"
Fórum destinado às conversas de descontração, lazer e outros assuntos.
Fórum 02 da Aula 02 - Situação 02: Ações didáticas
Assunto: Suponha que vocês têm um aluno com as seguintes características:
- O aluno faz frequentemente perguntas sobre o conteúdo do curso ou sobre procedimentos que são esclarecidos nos materiais do curso;
- As perguntas do aluno indicam desconhecimento de conceitos básicos;
- Nos fóruns, não responde a questão central da discussão;
- Frequentes mudanças de compromissos não permitem concluir um trabalho na data especificada
Que tipos de ações podem ser realizadas para acompanhar e ajudar esse aluno?
Discuta outras situações adversas que vocês têm vivenciado ao longo de sua prática.
Portfólio 01 da Aula 04
Crie três atividades (uma de portfólio, outra de fórum e de chat) para um curso que está a ministrar. As atividades podem ser da mesma temática ou de temáticas diferentes.
O plano para o seu trabalho deverá incluir:
- As características e objetivos do trabalho;
- Como se enquadra nos objetivos do curso;
- Vantagens do trabalho e da avaliação do trabalho dos alunos.
- Os recursos de que os alunos necessitam para o fazer;
- Quanto tempo os alunos irão precisar para o executar;
- Os critérios e métodos de avaliação;
- Como você irá avaliá-los.
Ao final, coloque sua atividade no portfólio. Esta atividade pode ser feita em dupla ou individual. Informe ao seu tutor como fará.
O plano para o seu trabalho deverá incluir:
- As características e objetivos do trabalho;
- Como se enquadra nos objetivos do curso;
- Vantagens do trabalho e da avaliação do trabalho dos alunos.
- Os recursos de que os alunos necessitam para o fazer;
- Quanto tempo os alunos irão precisar para o executar;
- Os critérios e métodos de avaliação;
- Como você irá avaliá-los.
Ao final, coloque sua atividade no portfólio. Esta atividade pode ser feita em dupla ou individual. Informe ao seu tutor como fará.
Portfólio aula 03 - Elementos de dialogicidade de Paulo Freire
Compartilhe exemplos de cada um dos elementos (amor, humildade, fé nos homens, esperança e um pensar crítico). Escreva situações reais ou algo que tenha chamado atenção sobre os elementos de dialogicidade de Paulo Freire.
Chat 1
Discussão sobre o planejamento de um chat
Chat 2
Avaliações propiciam diálogos entre tutor e aluno?
Nenhum comentário:
Postar um comentário